Blog

Digital ou Analógico? Qual é o melhor quadro de comando para utilizar nas portas rápidas automáticas

Quadro de comando ou painel de comando para portas rápidas automáticas digital ou analógico?

Neste artigo, você terá acesso a informações sobre o avanço da tecnologia para portas industriais, comercio e residências e ainda vantagens e desvantagens da utilização do painel de comando ou quadro de comando digital ou analógico para portas rápidas automáticas.

Avanço da Tecnologia

As mudanças tecnológicas do século XXI estão facilitando cada vez a utilização de produtos automatizados na indústria, de forma que estas alterações aumentam a produtividade de funcionários e diminuem os riscos causados pelos humanos. Porém, existem diversos fatores que podem melhorar o desempenho de algumas funções, e na mesma proporção, gerar mais custos para o dono do negócio.

As portas rápidas automáticas para indústria e comercio em geral também passaram por estas mudanças, que de fato trouxeram grandes oportunidades de gerenciar cada vez melhor o tempo de utilização e velocidade de abertura e fechamento das portas rápidas.

Comparando os painéis de comando, ou quadros de comandos para descobrir qual é o melhor para o seu negócio:

Na hora de escolher qual é a melhor porta rápida para separar os ambientes na indústria, comércio ou residencias, é necessário que o técnico responsável pela área compare estas duas modalidades de painéis de comando para que futuramente, a aquisição de uma porta rápida automática não se torne um problema.

Veja abaixo, o comparativo entre os quadros de comando (painéis de comando) digitais x quadros de comando (painéis de comando) analógicos.

Quadro (painel) de Comando Digital para portas rápidas automáticas

painel-de-comando-digital

Vantagens: Os quadros (painéis) de comando de portas rápidas automáticas possuem design inovador, facilitam melhor visibilidade do painel, contam com configurações específicas para a necessidade do cliente, de forma que o cliente determine qual é a velocidade de abertura e fechamento para determinados tipos de ambientes, entre outras funções.

Desvantagens:

Estes painéis possuem normalmente até 1 ano de garantia pelo fabricante, porque este tipo de painel é constituído a partir de uma placa eletrônica, ou seja, uma vez que o painel de comando pare de funcionar por algum motivo, será necessária a troca completa da placa eletrônica.

Os quadros (painéis) de comando digital são mais sensíveis a instabilidade de energia.

Neste caso, vamos levar em consideração, quedas de energia por manutenção local ou pela companhia de energia. Estas oscilações podem diminuir a vida útil de uma placa eletrônica.

Fatores climáticos como raios, ou até mesmo a entrada de água no painel de comando, comprometem o mesmo, paralisando o uso da porta até que seja trocada esta placa eletrônica causando transtornos na produção.

Quadros (painéis) de Comando Analógico para portas rápidas automáticas.


Vantagens: Os quadros (painéis) de comando analógicos para portas rápidas são compostos por fios e componentes elétricos, ou seja, todos os comandos da porta rápida são determinados por peças, de forma que fique muito mais fácil identificar problemas e substituí-los.

O custo de manutenção para um painel de comando analógico, normalmente chega a ser insignificante perto do valor de uma placa eletrônica, pois os valores da troca de componentes, fontes ou fios, possuem baixo custo.

Fratoni Portas oferece 2 anos de garantia no painel de comando analógico.

Desvantagens: Em casos de parada no funcionamento do quadro (painel) analógico, será necessário que o técnico vá até o local para identificar o problema. Podem ocorrer também choques elétricos até a descoberta, devido a tensão que continua passando no quadro (painel) que ainda estará ligado.

Conclusão

Aos olhos de muitos, utilizar painéis de comando analógico para portas rápidas, pode parecer algo ultrapassado diante da evolução tecnológica, porém a utilização destes painéis de comando para portas rápidas automáticas proporcionam maior resistência e durabilidade da porta rápida, não é a toa que só a Fratoni Portas oferece 2 anos de garantia neste quadro (painel).

Se você tem uma porta rápida automática na sua indústria ou comércio, reveja o uso do seu painel, e troque-o para um analógico!

Fratoni Portas faz este serviço pra você comprovar a eficiência deste modelo de quadro (painel) de comando.

Se você ainda não escolheu a porta rápida automática para o ambiente da sua indústria ou comércio, solicite uma proposta com um de nossos consultores neste link!

Temos 99% de aceitação dos nossos clientes que utilizam as portas rápidas automáticas da Fratoni com os quadros (painéis) analógicos.

Certamente adequaremos nossos modelos de porta para o tipo de ambiente que você possui.